Magda Lalanda Mira Nico

Socióloga

Magda Nico é socióloga, Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada do CIES-IUL. Interessa-se e tem trabalhado sobre aspectos teóricos e desenhos metodológicos do Curso de Vida, sobre as trajectórias e transições para a vida adulta, mas também sobre processos como a precariedade, a mobilidade social, e as desigualdades produzidas, atenuadas ou acumuladas no decorrer das vidas dos indivíduos, bem como os seus efeitos à escala individual e meso-familiar.

Coordenou o projecto “Vidas Vinculadas: uma abordagem mista, longitudinal e multinível do curso de vida da família”, e, com Ana Caetano, um Projecto sobre “Ecos Biográficos: Triangulação no estudo dos percursos de vida”, ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

É “Global Representative” da Society for Longitudinal and Lifecourse Studies, e co-organizadora do ciclo  de Seminários “Biografias e Trajectórias: das vidas, aos dados aos resultados” com Ana Caetano.

Coordena, desde 2013, com Cláudia Casimiro (CIEG/ISCSP-ULisboa) e Vanessa Cunha (ICS-ULisboa), a Secção Temática “Famílias e Curso de Vida” da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).

powered by eventQualia