Coordenadores
Catarina Tomás (Instituto Politécnico de Lisboa e CICS.NOVA.FCSH NOVA)
Gabriela Trevisan ( Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e CIEC/Universidade do Minho)
A Sociologia da Infância desde a sua origem que destaca a infância enquanto construção social e as crianças como atores sociais plenos, competentes, ativos e com ‘voz’. Não obstante, o discurso dominante e corrente sobre as crianças e a infância permanece assente em fórmulas tradicionais e princípios clássicos que a restringem assunção plena da sua cidadania. Não é, porém, possível considerar o debate atual sobre este grupo social, sem o enquadrar no processo conflitual à escala global e sem o integrar numa moldura política e jurídica, nas novas formas de organização social e familiar, nas alterações na estrutura das desigualdades sociais e da pobreza, nas alterações nas relações de género, classe, etnia, orientação sexual, religião, da idade, entre outros. Estas novas marcas contribuem para a diversidade de viver em sociedade, o que implica a redefinição de novos papéis, novos espaços e novas vozes no exercício da cidadania. Finalmente, a necessidade crescente de interdisciplinaridade no estudo da infância e da adoção de metodologias inovadoras para a sua compreensão, constituem um desafio para refletir sobre a sua condição no mundo atual.
Assim, tendo em conta o tema do XI Congresso, convidamos todos/as à apresentação de comunicações centradas, embora não exclusivamente, nos seguintes núcleos temáticos:
A coordenação da Secção Temática de Sociologia da Infância, convida todos/as os/as interessados/as, oriundos do contexto académico e não académico, a submeterem os resumos via plataforma do Congresso.
Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.
A ST poderá depois selecionar a(s) melhor(es) comunicações para virem a ser publicadas na revista SOCIOLOGIA ON LINE.
powered by eventQualia