Call | Sociedade Civil, Economias Alternativas, Voluntariado

Chamada para trabalhos |Sociedade Civil, Economias Alternativas, Voluntariado

Coordenadores

Raquel Rego (ICS-Ulisboa)

Sílvia Ferreira (CES-FEUC)

Cristina Parente (ISUP - FLUP)


São múltiplos os termos e expressões que podemos usar para designar fenómenos sociais que estruturam a sociedade portuguesa em particular e as sociedades contemporâneas de forma geral no que diz respeito a formas organizadas da sociedade civil. Organizações não-governamentais, organizações sem fins lucrativos, terceiro setor, economia social, economia solidária, economia popular e microempreendedorismo, empresas sociais, empreendedorismo social e coletivo, setor voluntário, militantes, ativistas, movimentos sociais, participação cívica… As possibilidades são inúmeras para designar o envolvimento dos indivíduos em sociedade, frequentemente de forma coletiva e mais ou menos organizada, com o intuito de produzir bens e serviços, respondendo a necessidades ou aspirações, intervindo em representação dos seus membros, em defesa de interesses comuns, ou tecendo e fortalecendo laços de pertença e de solidariedade.

Nos últimos 40 anos esta área tem vindo a afirmar-se, refletindo as tendências das transformações sociais quer ao nível da auto-organização da sociedade e das políticas públicas, quer ao nível do seu estudo, traduzindo-se no aumento de investigação, publicações e associações multidisciplinares.

O enfoque nestes conceitos e práticas atravessa fronteiras disciplinares, mas este objeto de estudo é tratado também em vários ramos da sociologia, sendo indubitável que a sociologia tem uma abordagem particular.

Neste sentido, a SCEAV apela a contribuições nas seguintes linhas temáticas:

  1. Economias social, solidária e popular, suas práticas e enquadramentos legais;
  2. Empresas sociais, seus ecossistemas e contextos institucionais;
  3. Instituições de solidariedade social, redistribuição e políticas sociais;
  4. Empreendedorismo social, solidário e coletivo;
  5. Inovação social, nomeadamente perante as crises;
  6. Identidade, solidariedade e capital social;
  7. Novas e velhas formas de filantropia;
  8. Novos movimentos socioeconómicos, políticos e culturais;
  9. Economia de proximidade, soberania alimentar e moedas locais/sociais;
  10. Sociedade civil, voluntariado e participação social;
  11. Bens comuns e autogestão

A SCEAV faz um apelo a submissão de propostas provenientes da academia, mas também do campo profissional, cobrindo estas linhas temáticas ou outros estudos e projetos em curso/terminados relacionados.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia