Call | Ambiente e Sociedade

Chamada para trabalhos | Ambiente e Sociedade

Coordenadores

  • João Guerra ( ICS-ULisboa )
  • Ana Horta ( ICS-ULisboa )
  • Elisabete Melo Figueiredo ( UAveiro )

O tema do XI Congresso Português de Sociologia – “Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente” – tem implicações profundas, embora nem sempre óbvias, nos tópicos investigados na sociologia do ambiente. São disso exemplo a velha noção de “NIMBY”; a articulação entre identidades, discursos e comportamentos em relação a questões ecológicas e ao mundo natural; o envolvimento em movimentos ambientalistas; ou questões que têm levantado polémica recentemente, como a adesão a protestos e greves pelo clima; a contestação à exploração mineira; ou a expressão política e eleitoral dos problemas ambientais e das relações entre humanos e animais. Nas sessões da Secção Ambiente e Sociedade pretendemos explorar estes temas, mas também outros relevantes, não só no âmbito da investigação pura, mas também da investigação aplicada ou investigação-ação realizada fora da academia.

De facto, neste congresso incentivamos vivamente a participação de colegas que desenvolvem a sua atividade profissional fora da academia, realizando investigação que muitas vezes não é dada a conhecer à comunidade sociológica mais vasta, mas que em muito pode beneficiá-la. Serão assim bem-vindas propostas de comunicação oral, mas também posters, vídeos e outros formatos quer de sociólogos, quer de outros investigadores que se ocupem das relações entre ambiente e sociedade, dentro e fora da academia.

As comunicações poderão centrar-se num dos seguintes tópicos ou noutros.

A. Adaptação às alterações climáticas

B. Alterações climáticas e governança internacional

C. Educação ambiental

D. Incêndios florestais, população e território

E. Água, seca e poluição

F. Mar, costa e sustentabilidade

G. Exploração de recursos naturais

H. Adoção de energias renováveis

I. Inovação tecnológica e ambiente

J. Consumo e mudanças nas práticas sociais

K. Valores e perceções sociais

L. Justiça ambiental

M. Ambiente e saúde

N. Pobreza energética e alimentar

O. Transportes e planeamento urbano

P. Cidades e estratégias ambientais

Q. Alimentação e sustentabilidade

R. Animais e sociedade

S. Áreas protegidas, conservação da natureza e biodiversidade

T. Resíduos e reciclagem

U. Discursos, imagens, ambiente e sustentabilidade

V. Risco e degradação ecológica

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, investigadores/as e profissionais correlacionados/as, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia