Coordenadores
Sandra Lima Coelho (Católica Porto Business School / IS-FLUP)
Hernâni Veloso Neto (I.P. Gestão e Tecnologia / IS-FLUP)
Nuno Amaral Jerónimo (UBI / LabCom)
Muito embora o consumismo se mantenha como um fenómeno central da sociedade contemporânea, e se mantenha como uma das principais fontes de construção identitária e de distinção social, o consumo e as suas ramificações têm vindo a conhecer novas formulações, sejam as alternativas (moda sustentável, feiras de trocas, produção artesanal), sejam as transformações digitais (redes sociais, comércio electrónico, click bait).
Na confluência da Secção Temática da Sociologia do Consumo com o tema geral do XI Congresso Português de Sociologia, o tema dos consumos nas sociedades afigura-se central, como produtor essencial de diferenças e sentidos de pertença. O consumo, material e imaterial, é um identificador por excelência das construções identitárias.
O consumo contemporâneo assume tanto o carácter de relação material com a realidade, como pode representar uma identificação pós-materialista, numa construção discursiva sobre a própria essência do consumo e do sistema de produção capitalista.
A Secção Temática da Sociologia do Consumo convida os participantes no XI Congresso Português de Sociologia a apresentar resumos, com o máximo de 300 palavras, sobre as diversas possíveis abordagens ao consumo. Para além das contribuições académicas e científicas sobre o tema, esta Secção Temática encoraja e saúda a participação de abordagens mais direccionadas para as experiências profissionais relacionadas com o consumo.
Deste modo, a Secção Temática de Sociologia do Consumo apela à submissão de propostas de comunicação que possam dar um contributo relevante à discussão dos seguintes núcleos temáticos:
Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, investigadores/as e profissionais correlacionados/as, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.
Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.
powered by eventQualia