Call | Sociologia da Religião

Chamada para trabalhos | Sociologia da Religião

Coordenadores

Helena Vilaça (FLUP e IS-UP)

António Joaquim Costa (UM e CECS)

Donizete Rodrigues (UBI e CRIA)


Durante séculos, imperaram na Europa diferentes modelos de relação entre o Estado e a Igreja, variáveis segundo o ramo de cristianismo vigente (católico, protestante, anglicano, ortodoxo), mas tendo como denominador comum a coincidência da identidade nacional com a identidade religiosa. A partir do século XX, o processo de secularização a nível macro, a paulatina desfiliação religiosa das novas gerações, a secularização interna de alguns setores dentro das igrejas historicamente dominantes, os sucessivos fluxos migratórios, a maior facilidade de mobilidade geográfica, a emergência das redes sociais e os novos movimentos sociais centrados na subjetividade e na “gramática do mundo da vida” contribuíram e exponenciaram a diversificação de identidades das sociedades dos países centrais.

Nas duas últimas décadas, a atual situação de pluralismo contribuiu para atitudes reativas. O crescimento de partidos populistas de extrema direita que recorrem a argumentos assentes na referência a identidades históricas, culturais e religiosas é um exemplo disso. No entanto, é possível também observar oposições religiosas ao populismo e à cumplicidade entre poder político e a religião. Este cenário de complexidade lança desafios de vária ordem à reflexividade e à investigação no campo da Sociologia da Religião. Neste sentido, apelamos ao envio de propostas de comunicações que abordem tópicos como:

  • Reivindicações de identidade e soberania do Estado-nação assente em princípios religiosos
  • A instrumentalização da religião por atores individuais ou coletivos para promover interesses específicos no contexto da dinâmica do poder social e político
  • Estratégias políticas e jurídicas secularistas na regulação da religião
  • Defesa de valores por motivação religiosa nos domínios relacionados com a moral privada (sexualidade, ética de vida) e limitações à liberdade religiosa
  • Variações das atitudes e posicionamentos políticos e religiosos em termos geracionais.
  • Novos desafios dentro do catolicismo: ordenação de homens casados ou de mulheres, inclusão dos crentes homossexuais
  • Pluralidade interna dentro dos grupos religiosos: atitudes liberalizantes e atitudes defensoras da fidelidade à normatividade tradicional, tensão que é transversal a católicos, protestantes históricos e evangélicos, muçulmanos, hindus, budistas e outros.

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, investigadores/as e profissionais correlacionados/as, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia