Call | Sociologia das Emoções

Chamada para trabalhos |Sociologia das Emoções

Coordenadores

Manuel Lisboa [FCSH-UNL]

Jack Barbalet [UWS]

Ana Roque Dantas [FCSH-UNL]


Maneiras de agir, pensar e sentir: o papel das emoções na construção de identidades sociais

Em 2020, decorrerá o XI Congresso Português de Sociologia, sob o tema Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, organizando-se em diferentes sessões temáticas para discutir as configurações das lógicas identitárias contemporâneas em toda a sua complexidade.

A secção temática da Sociologia das Emoções estará presente nesta organização, estimulando a reflexão e a discussão deste tema, sob a perspectiva da Sociologia das Emoções. A análise das emoções afigura-se fundamental para compreender como se formam maneiras de agir, pensar e sentir, e como se constroem diferentes identidades na contemporaneidade. As emoções influenciam a acção dos actores sociais, as suas decisões e interacções, bem como a sua ligação à estrutura social e aos símbolos culturais. Da mesma forma, as interacções e os contextos sociais condicionam as vivências e as expressões emocionais. A construção identitária forja-se na intersecção destas diferentes influências mediadas pela experiência emocional.

Partindo do sucesso das edições anteriores, esperamos que o próximo Congresso seja um espaço onde também se discuta o papel das emoções na vida social, nas organizações e na produção de identidades individuais e profissionais.

Neste sentido, a secção temática da Sociologia das Emoções vem apelar à submissão de comunicações, posters ou documentos visuais (como curtas metragens ou pequenos filmes mais centrados em projetos e/ou intervenções) que explorem esta temática sob a perspectiva da Sociologia das Emoções. Espera-se que as propostas contribuam para o debate teórico, epistemológico, metodológico e empírico das emoções, tanto resultantes de trabalhos de investigação fundamental, como de investigação aplicada ou investigação-acção.

A avaliação dos resumos terá em consideração os diferentes tipos de trabalhos submetidos. Mais especificamente, as propostas resultantes de investigação fundamental ou aplicada, desenvolvida em contexto académico, deverão contemplar os seguintes tópicos: identificação do quadro teórico orientador; apresentação dos objectivos gerais e específicos; considerações metodológicas; resultados e conclusões. Por sua vez, os resumos resultantes de investigação aplicada ou investigação-acção desenvolvida em contextos não académicos, deverão incluir a apresentação de objectivos gerais e específicos; diagnóstico do contexto de intervenção; metodologia; resultados; conclusões orientadas essencialmente para a resposta a problemas práticos.

As propostas poderão incluir aspectos que contribuam tanto para o avanço na teorização sociológica das emoções, como para o debate de emoções específicas (natureza e descrição), para os seus processos e efeitos na vida social, na construção identitária e/ou explorando relações entre emoções e movimentos sociais, ou entre emoções e desigualdades sociais.

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, investigadores/as e profissionais correlacionados/as, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia