Call | Migrações, Etnicidade e Racismo

Chamada para trabalhos | Migrações, Etnicidade e Racismo

Coordenadores

Pedro Góis (FE-CES/UC)

Sofia Gaspar (ISCTE-IUL/CIES-IUL)

Nuno Oliveira (ISCTE-IUL/CIES-IUL)


Convidamos à apresentação de propostas de artigos, posters ou documentos visuais na área temática Migrações, Etnicidade e Racismo para o XI Congresso Português de Sociologia

Num período da história contemporânea em que a mobilidade se tornou parte dos percursos normais dos indivíduos, o grande desafio é o de pensar as migrações como objeto da Sociologia e conhecê-las de forma aprofundada. As migrações humanas são um dos eixos principais das dinâmicas sociais contemporâneas, mas, em simultâneo, desafiam fronteiras físicas e conceptuais, bem como representações coletivas. Integração, refugiados, imigrantes e emigrantes, trabalhadores migrantes, mobilidade, direitos dos migrantes, xenofobia, racismo, minorias étnicas são conceitos que quotidianamente surgem nos media e desafiam a coesão social das sociedades. Por outro lado, as migrações põem em causa o nacionalismo metodológico com que se investigam a(s) sociedade(s), oferecendo múltiplos olhares, a diferentes escalas e quase sempre multipolares sobre um mesmo objeto.

Consequentemente, as migrações, enquanto fenómeno social, têm vindo a assumir um lugar central na opinião pública e no debate político. Em diversos contextos esta centralidade é amparada por um discurso empiricamente pouco sustentado e assente na manipulação de apelos emotivos e no questionamento do conhecimento arrolado pela sociologia (e por outras ciências sociais). As discussões em torno das migrações e dos migrantes (enquanto categoria sociológica) têm sido férteis para o desenvolvimento de narrativas assentes na pós-verdade e na exploração de estereótipos. A Sociologia, e em particular a Sociologia das Migrações, tem procurado desconstruir este ‘discurso das aparências’ através da análise científica da realidade migratória, das suas causas e das suas consequências. A dissonância entre o afirmado pela pós-verdade e a realidade cientificamente observada e analisada é um sinal de que a análise sociológica nem sempre tem tido sucesso.

Sob o tema do congresso ‘Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente’, apela-se ao envio de comunicações que analisem, a partir de uma perspetiva sociológica, os seguintes eixos temáticos:

  • Migrações internacionais contemporâneas
  • Migrações de (e para) a União Europeia
  • Emigração e imigração em Portugal
  • Migrações nos países lusófonos
  • Novos fluxos migratórios
  • Refugiados e Requerentes de Asilo
  • Migrações, media e opinião pública
  • Migrações climáticas
  • Integração social e cidadania
  • Etnicidade(s) e identidade(s)
  • Transnacionalismo
  • Xenofobia e racismo(s)

Serão particularmente consideradas as comunicações que apresentem e discutam sociologicamente dados empíricos recentes, quer quantitativos, quer qualitativos. Os resumos das comunicações poderão ser tanto do âmbito académico (investigação básica/pura ou aplicada) como do âmbito não académico (investigação aplicada, investigação-ação).

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, e investigadores e profissionais correlacionados, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta ao nosso Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia