Call | Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento

Chamada para trabalhos |Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento

Coordenadores:

Maria Graça Morais [UÉvora]

Gilberta Rocha [UAçores]

Alice Matos [UM]


As dinâmicas populacionais mais recentes, designadamente através das alterações demográficas decorrentes do declínio da natalidade, do envelhecimento demográfico e da maior intensidade da mobilidade, contribuíram de modo muito expressivo para um aumento das desigualdades entre países e regiões com diferentes níveis de desenvolvimento económico e social e também para uma maior clivagem entre grupos populacionais de um mesmo país.

Estas desigualdades, designadamente entre jovens e idosos, homens e mulheres, ativos empregados e desempregados, mais qualificados e menos qualificados ou população urbana das grandes metrópoles e população de cidades médias ou do mundo mais ruralizado, nacionais e estrangeiros tem feito aumentar os diferentes posicionamentos dos vários grupos sociais e populacionais face às crescentes e rápidas mudanças da sociedade, com implicações notórias dos respetivos sentidos de pertença e identidades.

Pensar as condições vivenciais destes indivíduos e grupos, como os idosos, os migrantes e outros, através do conhecimento que fundamenta as várias Políticas Sociais tem sido um dos principais objetivos desta Área Temática. Todavia, as enormes alterações sociais que atualmente se vivem, com um aumento muito significativo de movimentos sociais de contestação, recentram o conhecimento da dinâmica demográfica e geracional nestas novas realidades e apelam igualmente a uma reflexão aprofundada sobre as novas estruturas populacionais no presente e as que se podem prever num futuro próximo ou até mais longínquo.

A equipa coordenadora da Área Temática Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento da APS convida todos/as os/as interessados/as a submeterem resumos de comunicações que expressem este tipo de reflexões, permitam compreender as atuais dinâmicas populacionais e geracionais e contribuam para o conhecimento científico de populações específicas, tais como os idosos ou os migrantes.

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, investigadores/as e profissionais correlacionados/as, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia