Call | Sociologia da Saúde

Chamada para trabalhos |Sociologia da Saúde

Coordenadores

Amélia Augusto (UBI; CIES-IUL)

Joana Zózimo (SOCIUS-ISEG)

David Tavares (ESTeSL)


O tema do XI Congresso Português de Sociologia apresenta convergências com as problemáticas clássicas e contemporâneas da sociologia da saúde. Trata-se de um campo fértil em relatos e narrativas identitárias acerca das experiências da saúde, da doença e das incapacidades, geradoras, entre outros, de estigmas e ruturas biográficas. As condições subjacentes à experiência subjetiva da saúde e da doença diferem também, claramente, consoante as pertenças de classe, género, idade, etnia, território, factos que contribuem para a multidimensionalidade da saúde e reivindicam a sua importância sociológica. É também na aplicação das políticas e na ação das instituições de saúde que se reproduzem e/ou se subvertem essas condições e condicionantes, nomeadamente , através da identificação das mais variadas carências sociais e do desenvolvimento de respostas inovadoras nos cuidados a grupos minoritários e com menor capital económico, cultural, social e simbólico. Assim, as experiências do campo da saúde e da doença potenciam ou condicionam experiências noutros campos da vida do/as cidadã/os e dos grupos sociais, pelo que faz sentido afirmar que o modo como as sociedades se organizam tem repercussões na construção social das doenças e no seu estatuto qualitativo, nos recursos alocados às instituições de saúde, na formação de profissionais de saúde, entre outros aspetos relevantes no âmbito da organização e produção de cuidados de saúde.

Reconhecendo a riqueza do trabalho produzido neste domínio, a Secção Temática de Sociologia da Saúde endereça a todo/as o convite para a apresentação de comunicações, com base em trabalhos de investigação, concluídos ou em curso; exercícios de reflexão teórica e/ou metodológica centrados em temas específicos; ou no âmbito de uma atividade profissional ou voluntária desenvolvida na área da saúde ou sobre esta.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

Para dúvidas relacionadas com a call da ST da Sociologia da Saúde, poderão contactar-nos diretamente via email: saude@aps.pt.

powered by eventQualia