Call | Teorias e Metodologias

Chamada para trabalhos | Teorias e Metodologias

Coordenadores:

Ana Cristina Ferreira (Dinâmia’CET, ISCTE-IUL)

Margarida Perestrelo (Dinâmia’CET, ISCTE-IUL)


As Sessões da Área Temática de “Teorias e Metodologias” do XI Congresso Português de Sociologia pretendem refletir sobre as inovações e melhores práticas correntes em todos os aspetos da teoria e metodologia de pesquisa em ciências sociais e promover o debate interdisciplinar sobre a prática da razão sociológica, tendo como objetivo fundamental contribuir para o aprofundamento da eficiência e rigor na mobilização das teorias e dos métodos e técnicas de pesquisa nas áreas disciplinares em causa.

Neste sentido, privilegiar-se-ão as propostas de comunicação que se refiram a trabalhos originais desenvolvidos no quadro das ciências sociais e que incorporem elementos capazes de contribuir para o respetivo desenvolvimento teórico e metodológico, em particular as que incidam: i) na problematização e discussão crítica do alcance e limites dos paradigmas que sustentam a lógica da investigação realmente operante nas ciências sociais dos nossos dias; ii) na discussão dos desafios e na apresentação de formas inovadoras de solucionamento dos problemas teóricos e práticos suscitados pela prática de investigação; iii) na análise – empiricamente ilustrada – das virtualidades e limitações das opções metodológicas tomadas, sejam elas tributárias de abordagens eminentemente qualitativas, eminentemente quantitativas ou mistas.

Considerando o tema geral deste XI Congresso Português de Sociologia, incentivar-se-ão, muito em especial, propostas de comunicação, do ponto de vista teórico e metodológico, que permitam conhecer a complexidade e a pluralidade das interacções sociais, as configurações das lógicas identitárias contemporâneas.

Requisitos para apresentação das propostas de comunicação e/ou posters

  1. As propostas de comunicação ou poster devem ser submetidas até ao dia 30 de Janeiro de 2020, no espaço próprio para a submissão online, na plataforma do XI Congresso Português de Sociologia, disponível em www.aps.pt.
  2. Cada autor/a pode participar num máximo de três propostas de comunicação/poster, mas só pode apresentar oralmente uma delas, devendo inscrever-se, nesse caso, como primeiro/a autor/a da mesma. Na finalização do programa só serão consideradas as propostas em que os/as primeiros/as autores/as tenham completado a inscrição, nos prazos determinados.
  3. Os resumos devem ter uma dimensão entre 1750 a 2500 carateres sem espaços e deverão ser inseridos diretamente pelos/as autores/as na plataforma.
  4. Os resumos poderão ser apresentados em português, castelhano, inglês ou francês.
  5. A comunicação dos resultados da avaliação será divulgada até ao dia 02 de março de 2020.
  6. Poderá ainda suceder que uma proposta submetida a esta Área Temática seja considerada pelos/as respetivos/as avaliadores/as como ficando melhor enquadrada em outra Secção/Área Temática, sendo, consequentemente, encaminhada para a mesma, de modo a ser aí avaliada.

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, e investigadores e profissionais correlacionados, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia