Coordenadores:
Carlos Fortuna [ FE-UC ]
Luís Baptista [ FCSH-UNL ]
Manuel Carlos Silva [ UMinho ]
As transformações territoriais resultantes das dinâmicas sociais, económicas e políticas emergentes, surgem associadas a uma reconhecida efervescência identitária que se reflete em várias escalas. Da rua, ao bairro; da cidade à metrópole; da aldeia ao resort turístico, um turbilhão de mudanças afecta o mundo urbano e o mundo rural em proporções variadas, mas sempre intensas. É o globo que entra, como nunca antes, pela vida adentro dos lugares e de quem neles reside, usa ou visita.
Tanto o presente como o futuro das nossas cidades e dos nossos campos continuam a reclamar um olhar sociológico urgente e crítico. É nos territórios rurais e urbanos do Portugal contemporâneo, que se desenham os nossos futuros, pelo que importa analisar (i) a vitalidade e as deficiências das suas estruturas económicas e sociais; (ii) as recomposições sociais de classes e de categorias sociais; (iii) os mundos do trabalho e das organizações; (iv) as sociabilidades e os modelos de família; (v) os hábitos, os modos e os estilos de vida; (vi) as representações sociais e as mundividências culturais e simbólicas.
Aberta ao debate interno, esta Área Temática abre-se também a uma variedade enorme de objetos e problemáticas, como são os que atravessam a realidade urbana e rural da atualidade e as mudanças mais ou menos repentinas que revela. Por isso, aceitamos propostas de comunicação e posters que analisem questões relacionadas com
Deste modo, convidamos ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.
Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.
powered by eventQualia