Call | Trabalho, Organizações e Profissões

Chamada para trabalhos | Trabalho, Organizações e Profissões

Coordenadores

Paula Urze (FCT/UNL, CIUHCT/UL/UNL)

Maria Manuel Serrano (UÉvora, CICS.NOVA)

António José Almeida (IPS/ESCE)


Se igualdade e diferença são dimensões dilemáticas da contemporaneidade, discutir as crescentes desigualdades e identidades que marcam o mundo do trabalho bem como a fragmentação e corrosão social que as acompanham é uma responsabilidade que a Sociologia e em particular a Sociologia do Trabalho, Organizações e Profissões não pode deixar de assumir.

O modo como no discurso público – e político - se abordam os problemas da desigualdade e da diferença induzem, muitas vezes à ocultação da vertente estrutural das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas no campo das relações de trabalho. Tais desigualdades, expostas na precarização das relações contratuais - quantas vezes apresentada como expressão da liberdade individual - na intensificação do trabalho e das suas consequências não só no plano da conciliação das diferentes esferas da vida, mas também ao nível da saúde mental dos indivíduos e, entre outras dimensões, na crescente desigualdade salarial, na perda de direitos no trabalho ou na falta de diálogo social que atravessa os diferentes setores de atividade económica e os diferentes grupos profissionais.

Porque os desafios que se colocam à Sociologia neste mundo “efervescente” e precário a que o campo das relações de trabalho não escapa, convidamos os sociólogos e demais cientistas sociais a partilhar connosco os resultados da sua investigação ou ação profissional.

Sem pretendermos limitar a natureza dos objetos sociais passíveis de ser mobilizados para o debate sobre o campo do trabalho, enunciamos algumas áreas temáticas que consideramos poder servir de referência para a apresentação de propostas de comunicação no quadro de um Congresso que tem como tema de fundo: Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente.

  • Emprego, desemprego e identidades
  • Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar
  • Género, profissões e regulação
  • Relações de trabalho: continuidades e ruturas
  • Inovação, conhecimento e dinâmicas organizacionais
  • Formação e mercado de trabalho
  • Trabalho Digno e a agenda 2030

Deste modo, convidamos todos os sociólogos/as, investigadores/as e profissionais correlacionados/as, ao envio de propostas de resumo de investigações situadas em contexto académico e não académico como resposta à nossa Call.

Serão aceites posters e documentos visuais como curtas metragens ou pequenos filmes centrados em projetos ou intervenções. Estas propostas, não obstante as diferenças entre contexto académico e contexto não académico, devem ser formuladas considerando um enquadramento teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnóstico, resultados e conclusões.

powered by eventQualia